1 de nov. de 2018

Impressões sobre o xiaomi A1

Vivo na Espanha e comprei o smartphone pela Amazon. Faz uma semana que tenho o telefone e por enquanto estou muito satisfeita.

Meu telefone anterior era um Motorola G2, ou seja tinha pouco espaço e pouca ram. Na realidade eu nem podia usar o facebook e o twitter ao mesmo tempo, tanto pela falta de espaço como porque a memória ram ficava cheia e o telefone sofria. Drenava a bateria, enfim ainda dava para eu fazer coisas básicas nele, mas se eu queria utilizá-lo de forma mais fluida já não dava. E isso que sou muito frugal com a utilização do celular, tento colocar o mínimo de aplicativos possíveis, otimizo tudo que é possível, tinha um microSD rápido mas mesmo assim engasgava. Levei algum susto quando precisei usar o google maps de maneira continuada, quando começou a esquentar muito. Tive que desligar, mas no final das contas não aconteceu nada horrível. Usei este celular por muito tempo e tive boas experiências dentro das possibilidades dele.
Acho uma loucura gastar muito em um celular. Prefiro gastar menos nisso e ter um notebook de qualidade, por exemplo. Aqui na Espanha o preço do mi A1 não é muito alto. Então uma coisa que me chamou a atenção ao escolher o mi A1 foi que tinha um bom preço, boas especificações, vem com android one, e a câmera não é ruim.


Alguns pontos:
  • A qualidade da câmera é ok. Se bem que não tem estabilização nenhuma. Bem que poderiam colocar uma estabilização IES nas atualizações. Quero gravar vídeos e fica tudo tremido.
  • O celular é grandinho. Se bem que é cômodo que tenha uma tela grande... é difícil guardá-lo no bolso da calça.
  • O botão de voltar está a direita mas eu estava acostumada ao botão de voltar que estava à esquerda no moto G2. E com uma mão é difícil manipular o telefone só com uma mão, alcançando toda a superfície da tela. Com a capinha ele tem mais aderência e posso digitar algo com uma mão só, baixar o volume, etc mas é meio complicado.
  • Carrega rápido, em uma hora e meia.
  • A bateria no meu caso aguenta bem. Não estou todo o dia no celular. Ele está muitas horas do dia meio esquecido, mas quando estou usando posso estar horas nas redes sociais, no telegram ou escutando podcasts ou spotify, editando fotos. Jogo pouco.
  • E finalmente agora posso instalar tudo o que eu quiser e ver como ainda sobra mais de 1GB de ram enquanto ele está ali funcionando com vários aplicativos ao mesmo tempo.
  • Pude atualizá-lo a android Oreo sem problemas e funciona bem. Não esquenta.
  • Tenho o celular na versão de cor vermelha. Preferia o preto mas estava esgotado. E de qualquer forma comprei uma capa preta para ele, que esteticamente não é nenhuma maravilha mas como não me importo com o aspecto do celular não tenho problemas. Com a capa o agarre fica muito melhor, mas fica um trambolhão muito maior.
* este texto foi escrito há aproximadamente um ano, mas estou publicando agora. A versão A1 já deve ser mais nova. Minhas impressões continuam praticamente as mesmas. As atualizações de segurança mensais, devido a ser um Android One, é outro ponto a favor. Gosto deste celular 😉 Ah, e o leitor de impressões digitais permite que possamos acessar o celular de forma muito confortável.

Postagens mais visitadas