7 de nov. de 2018

Pontos a considerar antes de viajar. Fique de olho nestes pontos!

  • Qual a voltagem da corrente elétrica? Como são as tomadas? Além da questão da voltagem (110/220V), há também a questão do formato da tomada. As tomadas são diferentes dependendo do Continente. Tenho um adaptador para 5 tipos de tomadas diferentes, que se encaixam entre si. No caso de voltagens diferentes, haverá que usar um transformador. Geralmente os hotéis estão preparados com tomadas multi-voltagem.
  • A água da torneira é potável? Há lugares em que não se recomenda o uso da água da torneira nem sequer para escovar os dentes! Nesse caso haverá que comprar água engarrafada. A água engarrafada não é necessariamente mineral. Em alguns países simplesmente se trata de água purificada.
  • Quais as enfermidades mais comuns da região e em quais épocas? Tomar as vacinas necessárias se possível. No caso de haver mosquitos, creio que o melhor é comprar os repelentes no local mesmo. Bom, essa é a minha opinião. Não sei se há alguma base para pensar isso, mas sinto que os repelentes de certas áreas não funcionam em outras. Será que depende do tipo de mosquito ou estou delirando? De qualquer forma, levo um repelente reserva. Obviamente se é uma região em que é possível contrair malaria será necessário tomar as medidas pertinentes específicas, não dá para brincar com este tema.
  • Há risco de tempestades, desastres naturais ou terrorismo? Procurar saber como proceder nestes casos. E caso haja esse risco, informar as datas da viagem à embaixada ou consulado do seu país na região antes de realizar a viagem (ainda não fiz isso e não sei se as embaixadas realmente levam à sério tais informações, mas acho que é uma boa recomendação para quem sabe que a embaixada pode dar um verdadeiro auxílio).
  • Conhecer o endereço da embaixada ou consulado do seu país na região que você for visitar, para qualquer eventualidade. Conhecer os telefones da polícia e dos bombeiros ou pelo menos saber como pronunciar tais palavras no idioma local.
  • Levar uma cópia dos documentos na mala ou em algum outro lugar caso percamos os documentos originais.Saber como ligar para o exterior e caso leve o celular, verificar se a sua companhia telefônica oferece serviço de roaming para a região. Também considerar a possibilidade de comprar um cartão pré-pago ou sim ao chegar, caso vá realizar muitas ligações locais na região.
  • Conhecer minimamente os costumes locais e respeitá-los. Procurar conhecer as peculiaridades do local, as normais gerais, para não acabar se metendo em alguma confusão por desconhecimento. Existem coisas triviais no seu país que em outros podem te mandar para a cadeia ou algo pior. Ou talvez te fazer pagar uma multa. Você também pode acabar sendo expulso do país. Por exemplo, em certos lugares fumar, beijar em público ou jogar chiclete na rua pode causar problemas.
  • Cuidar sempre dos pertences pessoais. Estar sempre alerta. Os turistas são alvo de carteiristas e ladrões em geral sem distinção de região ou país. É preciso ser consciente disso e conhecer os pontos perigosos das cidades que visitamos para evitá-los ou conhecê-los com cautela. A gente não precisa estar neurótica achando que vai acabar roubada, mas também não é para esquecer que qualquer lugar turístico pode ser propício a ter carteiristas.

Postagens mais visitadas