19 de fev. de 2018

Impressões sobre o instagram. Não muito boas.

Aprendi muito estas últimas semanas postando fotos e videos no instagram. Há alguns anos já tinha postado algumas fotos lá, nenhuma em que apareço. Basicamente são fotos de objetos, pratos, lugares em que estive, nada muito interessante. É que nunca me senti com a necessidade de postar coisas realmente. Mas estou no instagram porque gosto de ver fotos e videos de outros lá.

Então sigo umas contas e no meu feed aparecem todas as contas que acho interessantes. Como a maioria das contas, a minha tem umas fotos, tenho meus contatos como seguidores e sigo várias contas. Tenho muitos interesses e no começo, como no facebook não me importava ver alguma foto da família de alguém, ver selfies de não sei quem, etc.

Mas basicamente estou no instagram para ver fotos relacionadas a arte, frases de motivação, videos de esporte, fotos e vídeos de animais, natureza, lugares interessantes, etc. Em resumo, ver fotos dos filhos dos meus amigos ou suas comemorações pessoais não são meu interesse, a não ser de amigos próximos, que posso contar nos dedos.

E no instagram, a gente não tem como “silenciar” alguém que a gente segue, pelo que sei então se fulano não para de postar algo que não me interessa deixo de seguir e pronto.

O Instagram mais que nada para mim é um lugar em que vou procurar me relaxar ou conseguir me entreter. Um lugar em que muitas vezes fico sabendo de tecnologias novas, onde busco inspiração através de técnicas artísticas que eu nem sabia que existiam, em que conheço novos desenhistas, pintores, escultores, fotógrafos, etc. É como um lugar em que a gente pode perder o tempo com coisas banais ou realmente ver e aprender coisas que podemos assimilar para depois aplicar nas nossas coisas.

Mas voltando a o que eu dizia no começo. Aprendi muito nas últimas semanas. Já que depois de praticamente anos de não postar mais nada no instagram e só tranquilamente ver meu feed com as coisas do meu interesse, nestas últimas semanas decidi voltar a postar lá. Isso tem relação com questões profissionais, de aprendizado, curiosidade, etc. São muitos motivos. E então depois deste período, em que postei fotos e vídeos, constatei o seguinte:

  • Não estou satisfeita com a maioria das coisas que postei. Antes de postar pareciam fotos e videos interessantes. Horas depois de ter postado acabaram perdendo a magia. Já queria eliminar a metade das fotos, pelo menos.
  • Fiquei frustrada porque as fotos não eram nada homogêneas, que parece ser o que define uma “boa” conta de instagram. Não sei brincar de ter um perfil hiper moderno de instagram, basicamente. Tenho distintos interesses e minha vida não é homogênea e nem quero que seja, mas é como se uma conta de instagram tivesse que ter um objetivo claro, um tema a seguir, e que tratasse sempre do mesmo tema, o que acho que no meu caso seria impossível tanto porque não posso pensar em nenhum tema que possa ser explorado de maneira infinita e que dê um look unificado ao perfil do instagram, como porque seria totalmente entediante para mim, ficar tratando do mesmo tema por muito tempo.
  • Chego a conclusão de que a não ser que você seja muito conhecido ou seja realmente um artista com um estilo único, os seus seguidores serão basicamente a sua família, amigos e contatos em geral com os quais você contactou pessoalmente na vida. Se você não tem algo único para colocar ali nas suas fotos e vídeos, você não terá muitos seguidores. Quando posto algo sempre aparecem várias pessoas que acabam me seguindo, mas na maioria são contas que não se interessam por mim. Na realidade só querem que a gente veja a conta deles. Acho essa prática um grande mal das redes sociais. É algo muito comum seguir a muitas pessoas só para ter visibilidade e não por genuíno interesse. Mas o pior é que essas práticas são fomentadas pelos próprios criadores destas redes.
  • Basicamente somos descartáveis e nos tratam como tal nas redes sociais. Cada conta só se interessa pelos nossos joinhas e seguidores, nada mais. E é tudo falso.
  • Postar coisas, fotos ou vídeos, mais ou menos decentes, que interessem a alguém e que estejam bem feitos é difícil e dá muito trabalho. Talvez horas pensando em que fotografar, gravar, pós produção, colocar tags, colocar uma descrição que tenha algum sentido. Dá um trabalhão.
  • Chego a conclusão de que era mais feliz na tranquilidade da minha conta inativa, só vendo conteúdo dos outros ao invés de ficar tentando postar coisas e lutando para ganhar atenção sem ter um objetivo claro, que só me trouxe decepção e frustração.

Postagens mais visitadas