13 de nov. de 2018

Como usar as redes sociais sem cair nas armadilhas tóxicas

Designed by Bearfotos
Muitas das redes sociais conseguem seu sucesso aproveitando artimanhas para chamar a atenção das pessoas. Em primeiro lugar, devemos ser conscientes de que biologicamente temos a tendência de dar mais importância a notícias negativas que positivas.

Nossa atenção se desvia naturalmente para ver coisas trágicas, perigos, etc. Mas por quê? Porque nosso cérebro na sua parte mais básica manifesta principalmente um dos nossos instintos mais básicos, o instinto de sobrevivência. Por exemplo, quando ainda não vivíamos em sociedades modernas, era muito importante conhecer as notícias ruins, para poder sair correndo de um predador se alguém avisasse, para nos esconder e nos proteger, etc.

Era importante ficar de olho em tudo porque era uma questão de vida ou morte. E fisicamente não mudamos muito, de forma que as redes sociais aproveitam essas nossas fixações para chamar nossa atenção. Este é só um exemplo, mas há outras características nossas que são aproveitadas para nos manter o dia inteiro fazendo scroll e perder tempo nas redes sociais olhando tanto gente se atacando como coisas fofas e engraçadas..

Se você decidiu usar as redes sociais porque acha que são mais benéficas do que ruins, exponho aqui umas estratégias para não ser vítima dos aspectos ruins:

Defina para quê você usa as redes sociais.

 

É bom ter um objetivo claro para não ficar ali a esmo olhando coisas sem nenhuma finalidade específica. Você quer usar as redes sociais para conectar com os seus amigos e saber da vidas deles? Para aprender coisas? Como passatempo e momento de relaxar? Para fazer networking? Para melhorar as condições do seu trabalho? Tenha as coisas definidas para saber como você vai se expor nas redes sociais.

Diminua a exposição as redes sociais. 

 

Planeje antecipadamente e tente respeitar o seu plano. Você pode escolher só olhar as redes sociais em um horário determinado. O importante é ter um plano e decidir que você quer realmente diminuir esse consumo. Você pode também escolher só usar as redes sociais no fim de semana por exemplo,se você acha que está perdendo muito tempo nelas.

Controle o que vá aparecer no seu mural. 

 

Você está cansado de ver fotos dos filhos dos seus amigos ou as fotos narcisistas dos seus contatos mas não quer tomar a medida drástica de eliminar ou deixar de seguir esses contatos? No facebook você pode controlar o que vai aparecer no seu mural, deixando de seguir as pessoas mas continuar tendo essas pessoas como seus contatos. Eu por exemplo, só tenho grupos e páginas que me interessam aparecendo no meu mural do facebook. Ali não tenho interesse que meu mural fique cheio de conteúdo que não me faça aprender nada. Os grupos e páginas que sigo são educativos ou de algum tema que me faz sentir bem. Se houver algo tóxico já tiro de lá. Quando quero saber da vida de algum contato vou diretamente à página desse contato no momento que eu quero. Não deixo que essas coisas estejam aparecendo constantemente no meu mural.

No twitter e no instagram agora você pode silenciar as contas chatas e continuar seguindo. Aqui também eu coloco quase tudo em silencio e só permito aparecer na minha timeline as coisas que me interessam. De preferência coisas que me façam aprender algo, me inspirem, etc. No twitter além disso eu uso a possibilidade de criar listas e as uso para organizar as contas por temas que me interessam. Se é algo relacionado ao trabalho, ou aos estudos, idioma, ócio. Dá para separar tudo e não é preciso seguir mil contas para obter conteúdo sobre elas.

Vale a pena?

 

Nos grupos de facebook e whatsapp por exemplo, depois de uma semana dê uma olhada para ver se realmente vale a pena estar dentro. Pense nos seus objetivos para estar nesses grupos. Alguém te incluiu contra a sua vontade? Se você está constantemente se sentindo mal com alguma coisa nesses grupos, se o ambiente não é saudável, de cooperação, se ninguém fala nada ou se o conteúdo é pobre acho importante sopesar se vale a pena continuar dentro desses grupos.

Pode ser contraproducente continuar nesse tipo de grupo e é uma coisa mais ali poluindo o seu facebook ou whatsapp. Algumas vezes você não tem escolha e precisa estar dentro desses grupos contra a sua vontade. Se esses grupos estão te incomodando silencie-os. E avise as pessoas, se são próximas, quando você as ver em pessoa que você não vai estar ali consultando o grupo a toda hora, para que elas não esperem muito a sua participação. Nesses casos, o melhor é baixar as expectativas das pessoas.

Postagens mais visitadas