21 de fev. de 2018

Como ser um bom fotógrafo

 Na realidade minto. Não vou dizer como ser um bom fotógrafo, porque não sou uma boa fotógrafa e não tenho autoridade para dizer quem é um bom fotógrafo ou não. Mas estive em companhia de pessoas que considero bons fotógrafos.


O que sei é como ser um fotógrafo ruim. E o que pode ser aplicado não só a fotógrafos mas a escritores, poetas, cantores, enfim...a qualquer profissão, creio eu. São coisas que no fundo todos mais ou menos já fazem uma ideia, mas algo os impede ou não querem ver a verdade.

Todos admiramos algum artista. Aquela pessoa que cria coisas únicas, que não nos deixam indiferentes, que nos comovem, que nos fazem sonhar, imaginar coisas ao ver/escutar/ler suas obras.

Vemos o resultado deles. Mas nunca o processo. Não vemos o tempo gasto, a prática, as repetições, sangue, suor e lágrimas.

Volto ao exemplo da fotografia. Conheço gente que supostamente tem interesse pela fotografia como passatempo ou profissão. Mas seus atos são todos mais ou menos, suas intenções são incertas, não existe esse fogo nas entranhas, esse tesão que te faz querer fotografar de forma obsessiva, de estar dia e noite praticando, de querer ter certos resultados, de querer ver certas coisas nas suas fotos. Vejo gente que fez 10 fotos na vida e vai perguntar a um fotógrafo as especificações técnicas dos instrumentos que usam, querem saber com qual programa editam as fotos, etc. Ou seja, acham que o aparelho que os fotógrafos usam vão fazer milagres. É como pensar que Jimi Hendrix tocava bem porque usava uma marca de guitarra específica, por exemplo. Não! Jimi Hendrix podia pegar qualquer guitarra vagabunda e ia arrasar.

Sim, é verdade que os instrumentos podem melhorar o nosso trabalho. Uma boa câmera, umas boas condições para ter boa iluminação, bons programas, chegam a fazer verdadeiros milagres. Mas o que vejo nos fotógrafos interessantes é verdadeira paixão, é estar horas e horas na prática, tirando miles e miles de fotos, verificando o resultado. Ajustam coisas, provam, repetem, melhoram e assim diariamente por anos. Ao mesmo tempo, depois de certo tempo, desejam ver suas coisas por aí, esperam saber a opinião das pessoas, são críticos com o que fazem, desejam melhorar, sentem curiosidade por aprender mais, vêem muitas fotos de outros, aprendem mais sobre técnicas e principalmente praticam, tirando muitas e muitas fotos. E agora mais, com a fotografia digital, que tornou mais barato fotografar. Porque antes ainda havia o problema do gasto com a revelação das fotos em papel.

Tô meio de saco cheio de gente que vem e quer mostrar as suas coisas sem ter se preparado minimamente. Gente que não tem autocrítica, que deveria ter suado mais, praticado mais. Gente que não está madura ainda no que faz e que se acha o ó e fica fazendo os outros perderem o tempo tendo que ler/ver/escutar as suas obras. Não digo que essas pessoas nunca serão boas. Digo que precisam aprimorar as suas artes. Algumas delas não vão realmente melhorar e serão como as demais. Paciência. Mas pessoalmente acho que isso se deve porque há pessoas que não tem autocrítica. Acha bom tudo o que elas criaram. Não conhecem o conceito de melhora progressiva, de aperfeiçoamento, não têm verdadeira noção das coisas.

A chave é a prática, o aperfeiçoamento, autocrítica, a melhora progressiva. 

Obs: Estes posts não estão revisados. Vou escrevendo sobre coisas que penso. Escolho um tema que acho interessante ou importante, de algo que aprendi e vou desenvolvendo aqui sem muita ordem, de forma improvisada.

Postagens mais visitadas