23 de set. de 2008

Pequeno pesadelo virtual

Acho que tenho que me benzer. É o que se pode chamar de história de terror virtual.

No ano passado me matriculei em um curso virtual organizado por uma conceituada Universidade espanhola. Expediam um certificado e parecia uma grande ideia poder ter melhores noções sobre o direito espanhol. O curso no seu conjunto é bom, mas como em qualquer outro, o aproveitamento e a qualidade depende muito da nossa dedicação, esforço e das pessoas que participam aportando idéias e conhecimento. Não vou especificar o nome do curso já que é pago e não pretendo fazer propaganda do mesmo. Só quero mesmo é desabafar os constantes problemas que tenho com documentos, burocracia, falta de organização, essa sensação de insegurança ao pensar que esses dados, as atividades que fazemos no mundo virtual, esses zeros e uns, de um dia para outro pode se tornar um nada, um vazio mesmo.

Eu e meus companheiros de curso tivemos diversos contratempos. O perfil do aluno desse curso é muito diverso. Éramos todos formados em Direito, mas em distintos países, com diferentes experiências profissionais, cada um seus próprios objetivos, crenças, etc. etc. E como era um curso totalmente virtual, havia gente de todas as partes do mundo, vivendo em diferentes continentes. Assim que, ocorriam diversos problemas, com o horário das atividades, os documentos enviados para formalizar a matrícula, o pagamento do curso e por aí vai. No decorrer do curso começaram a ocorrer algumas confusões na própria plataforma do curso, como gente que não conseguia enviar os trabalhos pela plataforma, instabilidade nos chats, notas que não se sabiam ao certo como estavam sendo calculadas, trabalhos que não apareciam no prazo, testes que não estavam abertos para resolução dentro do prazo, etc. Mas aos trancos e barrancos fomos superando estes contratempos, em meio a uma tensão muda.

Ao final do curso, saiu uma lista provisória com o "aprovado" ou "reprovado" e muita gente protestou já que várias pessoas que nas matérias haviam sido aprovadas apareciam nessa lista como "reprovadas". E as pessoas que protestavam precisavam provar que haviam feito todos os trabalhos e provas, o que me parece um absurdo, porque essas divergências poderiam ser facilmente verificadas por quem administra a plataforma e tem as respectivas cópias das atividades. No entanto, conforme a chamada "libertad de cátedra" de cada professor, cada matéria precisa ser verificada com o respectivo professor para poder saber o que aconteceu, o que faz com que um erro de transcrição de nota, para ser simplesmente verificado e contrastado se torne uma aventura kafkiana.

Ao final do curso, depois de aprovar todas as matérias menos uma, que deixei de entregar no prazo determinado, pela insegurança causada por vários incidentes anteriores, pedi à secretaria do curso que me dessem um certificado ou algum documento formal informando que eu havia aprovado todas as matérias menos uma. Tal documento pelo menos poderia me servir de garantia no ano seguinte, para a hora de me matricular novamente apenas na matéria que me faltava, para qualquer eventualidade e como comprovante. Na secretaria me disseram que não era possível expedir tal certificado, já que eu não havia aprovado o curso inteiro e que havendo uma matéria pendente eles não poderiam expedir nenhum documento.

Posteriormente, na plataforma apareceu uma lista com as matérias aprovadas e reprovadas pelos alunos, de forma que baixei esta lista e deixei quieta essa história. Aliás, guardei tudo o que pude, com capturas de tela, pdf de todas as notas e comentários dos professores, etc. Depois, com o término do curso, a plataforma saiu do ar. Assim que, chegada a hora, enviei novamente meus documentos para me matricular na matéria que me faltava por aprovar.

E eis que agora, depois de mais de um mês da secretaria do curso ter aceito meus documentos em que solicito a matricula na matéria que falta, me ligam hoje dizendo o seguinte: " Você quer se matricular em direito mercantil, é isso?". Eu: "Sim". Eles: "Mas você foi reprovada em duas matérias. Você também foi reprovada em Constitucional". Eu (quase tendo uma síncope, mas tentando manter a calma): "Não, mas eu fui aprovada em Constitucional. Só me falta cursar Mercantil. Tenho aqui guardado tudo." Eles: "Olha, eu não sei. Aqui aparece que você não tem nota de Constitucional. Você tem guardados os dados?" Eu (já tremendo pelos nervos): "Guardei. Se você quiser eu te envio por email tudo o que tenho de Constitucional". E eles: "Sim, manda mesmo, porque aqui aparece sem nota. Espera... vou ver aqui em outra lista... Bom, aqui aparece que você tem um 7 de Constitucional. Você aparece aqui como aprovada. Mas nessa outra lista você está sem nota. Bom, acho que foi um erro tipográfico. Desculpe-me . Não precisa enviar nada." Com essa ligação conseguiram quase me causar um ataque de nervos e para nada. No final a coisa ficou assim.

E continuo com essa sensação de insegurança, de que podem me dizer a qualquer hora que tudo o que tive que fazer nesse curso foi apagado de algum servidor e que agora não vale mais. Um verdadeiro pesadelo. Continuo sem nenhum documento que formalmente me diga em quais assinaturas estou aprovada de maneira que podem novamente chegar um dia desses e me cobrar coisas que eu não teria porque provar. Eles que se organizem melhor. Mas fazer o quê... É preciso ter calma, quem sabe melhora se respiro fundo, medito...

Lista de notícias para hipocondríacos

Diariamente me deleito com notícias que tratam de estudos e pesquisas que chegam a um sem fim de conclusões sobre temas relacionados com a saúde, comportamento, etc. Algumas das notícias são capazes de deixar qualquer um preocupado, neurótico se bem que outras são simplesmente curiosas. Tentarei atualizar com frequência, mas como sempre, não prometo nada.

Saúde

    comportamento

      Postagens mais visitadas