27 de jun. de 2007

Dente do siso. Minha experiência, cuidados

Finalmente estou livre dos pontos que me deram quando tive que extrair um dente do siso na semana passada. Mas ainda falta eu tirar outro dente desses (ó céus!). Foi um dente do siso da arcada inferior. Eu estava a uma década guardando, marinando o dentinho, que estava deitado em berço esplêndido, e que só mostrava um pedacinho fora da gengiva (semi incluso).


Quem tenha que retirar esses dentes, não os deixe para serem extraídos anos depois, como eu fiz. A coisa foi muito pior agora. Posso enumerar inúmeros motivos: Entortaram os demais dentes; tive que passar por um tratamento de canal em um segundo molar (o dente anterior ao do siso) creio que o siso com cárie acabou fazendo com que esse também se estragasse. Ambos sisos estavam com cárie, difíceis de serem escovados e havia um princípio de inflamação na gengiva ao redor. Em resumo, a coisa estava feia.Antes de partir para a extração o dentista pede uma radiografia panorâmica dos dentes. Assim ele pode saber como os dentes do siso estão posicionados.


Na hora de extrair o siso, com a boca bem anestesiada, não há dor. Mas a língua ficou dormente e tive náuseas. Claro que foi terrível de todas as formas, já que apesar de não sentir dor alguma, vi como transcorria todo o processo.

Como tiveram que usar a broca, depois quebraram à mão o dente (com o respectivo ruído do dente quebrando dentro da boca) e tiveram que extrair o dente que estava aderido ao osso. O cirurgião dentista era muito rápido. De forma ágil, usava a broca como se cortasse pedra. Depois quebrou o dente em partes. Então retirou os pedaços com um alicate. A mandíbula tremia com o esforço. A boca rasgou e começou a sangrar. Um pouco de sangue para lá e para cá.

Enquanto ele fazia tudo aquilo, de maneira quase mecânica que só o costume permite, falava de forma animada com a assistente sobre coisas várias. Tardou uns quinze minutos, entre anestesia e retirada. Depois vi como entrava na boca uma agulha curvada, para dar os pontos. Três pontos. Aí se vê como algo fisicamente indolor pode se tornar um pequeno trauma.

Voltei para casa. Tomei correndo o anti-inflamatório (que era em pozinho, para dissolver em água). Me engasguei.

Nesse primeiro dia só tomei sopinha. Sopinha de envelope, instantânea. Ou seja, sem "sustância". Depois da sopa tomei o antibiótico e o analgésico. Medo de sentir dor.

Fiquei com fome. Apetite não me falta nunca. Isso de tomar só sopa, bá! Aliás, ninguém me recomendou que só tomasse sopa. Disseram-me que eu poderia comer de tudo. Mas claro, com a boca inchada e insensível quem vai atacar um bifão com batatas fritas? Vai que passa a anestesia e você descobre que mordeu toda a parte interna da sua boca. E sente a dor no buraco sem dente e outra dor adicional no buraco que você fez se mordendo. Gostoso.

Dormi com duas almofadas. É bom dormir com a cabeça elevada. Quase sentada. Assim a gente (pelo menos eu) não gira a cabeça. Dormi assim uns 5 dias, porque no quarto dia, quando resolvi dormir sem essas almofadas, sentia que o sangue pressionava o buraco. E se virava a cara, sentia certo incômodo, de forma que segui dormindo com a almofada.

O pós-operatório foi desconfortável. A gente não consegue abrir bem a boca, ao engolir fica uma dorzinha, a boca estava rasgada e cada vez que ia comer a ferida abria. Comia devagar. Enxaguava a boca com água quando sentia que a comida ia para o lado do buraco. Depois de passar fome por um dia e meio resolvi comer de tudo (sem exagero, claro). Comendo devagar e enxaguando a boca dá para comer de tudo sim.

Tinha que escovar os dentes lentamente, e a ferida da boca abria outra vez. Para variar, tive uma leve alergia aos medicamentos. Não sei qual dos medicamentos era, mas me estavam aparecendo umas bolinhas na pele que coçavam, a cara estava inchada por inteiro, isso no quarto dia. Parei de tomar anti-inflamatório e analgésico. O antibiótico continuei tomando porque a recomendação era para tomar 7 dias. O inchaço melhorou.

Hoje, como disse antes, fui ao dentista tirar os pontos. E para variar a linha estava colada na gengiva. Uma dorzinha aqui e ali. Mais um sanguinho. Tudo bem, nada muito trágico... Dá para sobreviver.

Links:

foto Wisdom Teeth by tarale sob licença CC Attribution-ShareAlike 2.0.

Postagens mais visitadas