16 de jul. de 2007

Como colocar um favicon no blog

O favicon é o ícone (desenhinho) que aparece ao lado do endereço da página:



Para colocar o favicon no meu blog, primeiro criei o desenho num editor de imagens (neste caso o Gimp). O arquivo de imagem estava no formato ".png". Outra opção é usar um editor de favicon online para criar sua imagem:

Para que ele possa ser usado como favicon é preciso estar no formato ".ico". Para isso há páginas que convertem o favicon para este formato, como as seguintes:

É só fazer o upload da imagem que você tem e ele vai transformá-lo em ".ico". Depois de salvar este arquivo, é preciso colocá-lo em algum lugar do qual ele possa ser chamado/acessado para ser exibido na sua página: enviar o arquivo para o seu servidor ou salvá-lo num disco virtual (que suporte o formato .ico) com endereço para o arquivo, por exemplo.

Depois disso, é preciso inserir uma pequena linha de código no arquivo html da página em que você quer que apareça o favicon.

<LINK REL="SHORTCUT ICON" href="http://favicon.ico">

É preciso modificar o código: na parte em que está entre aspas "http://favicon.ico", coloque o endereço para o favicon. Inserir este código entre as tags <head> e </head>.

No Wordpress a linha de código geralmente é inserida num arquivo chamado header.php ou no respectivo arquivo que contenha o código html do cabeçalho. Pelo que vi, há plugins que permitem a inserção de favicons, no entanto nao testei nenhum.

Sites consultados:

6 comentários:

  1. affff.............ta meio dificil de entender.........

    ResponderExcluir
  2. Ta mei difícil de entender mesmo, no final. eu quer colocar no meu blog de amostras e brindes grátis.

    ResponderExcluir
  3. pow, e assim e depois inserir nas tags e .??????????
    em q parte, tem varias com isso!!! tira ujma foto ou tira um trexooo!
    os caras sabem fazer , e ñ explicam direito como fazer

    ResponderExcluir
  4. não entendi bem .
    posso colocar meu favicon em um site de compartilhamento e colar o endereço aqui => “http://favicon.ico”.
    Me mande um email se possível sheila-nicoli@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. chrystian...
    Será que tá mal explicado ou você que é tapado?
    O seu texto não tem coesão, suas palavras são descoordenas e sem sentido, dá pra perceber que você quer tudo rápido e nas mãos, não se dá nem trabalho de ler e compreender. Para os demais, colem o código:

    ...em qualquer lugar entre e , ou seja..



    aqui pode haver mais linhas, dependendo da estrutura do seu site!


    Substitua http://favicon.ico por http://www.SeuSite.com.br/favicon.ico

    Coloque o ícone criado de nome favicon.ico na raiz (no primeiro lugar que aparece no FTP, sem ser dentro de pastas) e pronto, espero ter deixado óbvio o que, de fato, já é.

    ResponderExcluir
  6. valeu coloque deu certo muito obrigado tudo de bom garoto otimo nota 10

    ResponderExcluir

Nem todos os comentários serão respondidos, mas leio todos. Agradeço desde já toda colaboração, sugestão e crítica. Caso queira me enviar uma mensagem privada faça-o por meio do FORMULÁRIO DE CONTATO que se encontra na barra lateral do blog. Para evitar receber spam (lixo virtual), não deixe seu endereço de email/msn no CORPO do comentário.

Postagens mais visitadas